Dermatologia Estética

O ácido polilático é um potente bioestimulador de colágeno totalmente absorvível pelo organismo e que não apresenta nenhuma contraindicação ou efeito adverso. Ao ser injetado na pele, o ácido polilático começa a agir nas células dos fibroblastos e melhora a qualidade da derme, aumentando a espessura, diminuindo a flacidez e reduzindo as cicatrizes. A aplicação dessa substância tem como principal objetivo rejuvenescer a pele do paciente.

A celulite é uma condição causada pelo acúmulo de gordura, água e toxinas nas células, que resulta em desníveis que deixam a pele com aspecto de casca de laranja. Esse problema pode ser minimizado e solucionado através de tratamentos com ultrassom microfocado, radiofrequência, drenagem linfática e preenchimento com hidroxiapatita de cálcio ou com ácido polilático. A escolha da técnica só pode ser feita após uma avaliação médica.

As cicatrizes de acne são o resultado da acne ativa que não foi tratada da forma correta. Mas o desconforto das cicatrizes pode ser minimizado e totalmente solucionado através de alguns procedimentos como peeling químico, sessões de laser, subcisão, microagulhamento e microagulhamento com drug delivery.

As cicatrizes hipertróficas e queloides podem ser tratadas. Elas são lesões em relevo que surgem devido ao excesso de proliferação dos fibroblastos e de colágeno na pele. A principal diferença entre esses dois tipos de lesões é que, diferente das cicatrizes hipertróficas, o queloide extrapola os limites da lesão, podendo atingir grandes proporções. Porém, ambas podem ser tratadas com radioterapia associada ou não à cirurgia e aplicação de corticosteroides local.

A epilação a laser é a opção mais procurada quando o assunto é retirar os pelos pela raiz de forma praticamente indolor e com o melhor custo-benefício do mercado. Com resultados duradouros, essa técnica garante a remoção definitiva de 80% a 100% dos fios indesejados. O laser penetra a pele e enfraquece os folículos sem maltratar a cútis. Esse tipo de depilação é muito indicado para pessoas que sofrem com foliculite.

As estrias são lesões atróficas, lineares e enrugadas que aparecem devido ao rompimento das fibras de elastina e colágeno da pele. Esse rompimento pode ser gerado, principalmente, por desidratação, gravidez, alterações hormonais e ganho rápido de peso. As estrias podem aparecer em diferentes partes do corpo, mas atacam mais nos seios, glúteos e barriga. Carboxiterapia, hidratação ativa, ácido retinoico, microagulhamento e medicamentos tópicos são algumas das opções para o tratamento das estrias. E a escolha da técnica só pode ser feita após a análise de um especialista.

O Exilis Elite é uma plataforma avançada de radiofrequência não invasiva capaz de tratar, ao mesmo tempo, flacidez e gordura localizada. Seu comprimento de ondas atinge as camadas mais profundas da pele, acelerando a atividade metabólica dos adipócitos, fazendo com que eles sejam eliminados. Além disso, reforça a rede de colágeno dérmico, melhorando a flacidez e a textura geral da pele.

A flacidez cutânea é caracterizada pela frouxidão no tecido que pode surgir por diversos motivos, como excesso de sol, efeito sanfona, gravidez e o envelhecimento natural. Os procedimentos que podem diminuir esse incômodo são: radiofrequência, ultrassom microfocado, preenchimento com hidroxiapatita de cálcio e com ácido polilático. Os dois últimos são bioestimuladores de colágeno, que conseguem uma pele mais firme através de injeções que agem de dentro para fora. A radiofrequência é feita de forma não invasiva por um aparelho que acelera a atividade metabólica dos adipócitos, fazendo com que eles morram, além de estimular a produção de colágeno. Já o ultrassom microfocado é realizado com um aparelho que atinge as camadas mais profundas da pele para minimizar a flacidez do pescoço, face e diversas áreas do corpo.

A gordura localizada se forma em alguns pontos específicos do corpo, principalmente nos glúteos, braços, interno de coxas e nos flancos, o famoso “pneuzinho”. Esse problema pode ser solucionado com radiofrequência, energia infravermelha, vácuo, ultrassom microfocado e desoxicolato. A escolha da técnica e o número de sessões depende da indicação médica e das características de cada paciente.

A hidroxiapatita de cálcio é um potente bioestimulador de colágeno totalmente absorvível pelo organismo e que não apresenta nenhuma contraindicação ou efeito adverso. Ao ser injetado na pele, a hidroxiapatita de cálcio começa a agir nas células dos fibroblastos e melhora a qualidade da derme, aumentando a espessura, diminuindo a flacidez e reduzindo as cicatrizes. A aplicação dessa substância tem como principal objetivo rejuvenescer a pele do paciente.

A luz intensa pulsada é gerada por um aparelho que produz calor e atinge diferentes profundidades da pele, de acordo com a amplitude de comprimento das suas ondas. O principal objetivo dessa técnica é deixar a pele mais uniforme através de tratamentos contra rosácea, fotoenvelhecimento, vasinhos, manchas senis, manchas, cicatriz de acne e melasma. Esse procedimento pode ser feito nas mãos, pescoço, face e colo.

MD Codes é um procedimento que resulta no efeito lifting do rosto sem que o paciente precise se submeter a uma cirurgia. Essa técnica mapeia quais são os pontos exatos do rosto que precisam de preenchimento com ácido hialurônico, de acordo com as características e necessidades de cada paciente. Cada ponto que vai receber a aplicação do preenchedor é representado por uma combinação de letras e números, que indica a unidade anatômica e a sequência em que as aplicações podem ser realizadas, respectivamente.

O microagulhamento com drug delivery consiste em usar um aparelho com dezenas de microagulhas para abrir lesões na pele e depositar fármacos diretamente no local que necessita de tratamento. De forma minimamente invasiva é possível rejuvenescer o rosto, harmonizar o tom da pele, tratar melasma, cicatrizes de acne e cicatrizes rasas.

As olheiras são uma das grandes causas de reclamações dos pacientes, pois deixam o rosto com aspecto de cansaço. Existem diferentes causas para as olheiras (excesso de melanina, má circulação etc.) e para cada tipo existe um tratamento específico. Os procedimentos mais procurados são: medicamentos tópicos, peeling químico e preenchimento com ácido hialurônico.

Os peelings são procedimentos que promovem a renovação da pele. Eles são realizados para suavizar linhas e rugas de expressão, tratar acne ativa e suas cicatrizes, rejuvenescer a pele, minimizar estrias e oleosidade. A escolha do tipo de peeling que deve ser feito só pode acontecer após uma avaliação dermatológica detalhada.

Esse equipamento é um moderno laser que combina as tecnologias de Laser CollGlide, Excel Laser e Titan para rejuvenescimento da pele, tratamento vascular (varizes) e depilação. É um laser versátil, já que suas ponteiras conseguem atingir tanto as camadas mais superficiais quanto as mais profundas da pele.
As principais indicações do tratamento incluem rugas finas, manchas, cicatrizes, rosácea e melhora da textura geral da pele, além da remoção de pelos.

O preenchimento é um dos procedimentos mais procurados para rejuvenescer a pele. Normalmente feita com ácido hialurônico, essa técnica devolve o volume perdido com o passar do tempo, corrige pequenas imperfeições e deixa a pele mais uniforme. O preenchimento é indicado para tratar rugas, olheiras, cicatrizes, melhorar o contorno facial e aumentar o volume dos lábios.

É possível realizar um processo de rejuvenescimento das mãos com sessões de laser, peelings químicos e preenchimento com hidroxiapatita de cálcio. Assim como todas as outras partes do corpo, as mãos também apresentam sinais de envelhecimento, como flacidez, depressões e manchas, por exemplo. Realizando o protocolo correto, escolhido de acordo com as necessidades de cada paciente, é possível clarear manchas, aumentar a firmeza da pele e devolver o volume das mãos.

O rejuvenescimento facial com laser é um procedimento indicado para diversos problemas, como linhas e rugas de expressão, manchas e cicatrizes de acne – condições que podem ser causadas pela exposição excessiva ao sol, movimentos musculares repetitivos, envelhecimento natural e hereditariedade. O procedimento é feito com um feixe de luz de alta potência, capaz de estimular a produção de colágeno e provocar a descamação das camadas mais externas da pele, renovando o tecido e deixando a área tratada mais macia e firme.

Sutura Silhouette é uma técnica que tem como objetivo conseguir um efeito lifting no rosto sem precisar realizar um procedimento cirúrgico. Esse procedimento usa fios de ácido polilático para sustentar, remodelar e estimular a produção de colágeno da pele. O resultado desse tratamento é um rosto mais harmônico. A Sutura Silhouette é uma ótima opção para quem deseja resultados rápidos e pode ser feita no rosto e no pescoço.

A aplicação de toxina botulínica tem como objetivo suavizar as rugas e linhas de expressão no rosto e pescoço. Essa substância age como um bloqueador neuromuscular que impede, parcial ou totalmente, a contração muscular – o que causa as rugas. Além da finalidade estética, a toxina botulínica pode ser usada no tratamento da hiperidrose, popularmente conhecida como produção excessiva de suor, nas axilas, plantas dos pés e palmas das mãos.

A tricologia é uma área específica da dermatologia que cuida da saúde do couro cabeludo e dos fios. Ela estuda, avalia, diagnostica e trata diferentes problemas capilares, como caspa, infecções e queda dos fios. Alguns dos procedimentos realizados para ter cabelos sempre saudáveis e bonitos são: sessões de laser, mesoterapia, MMP e microagulhamento. Além disso, é extremamente importante ter um acompanhamento contínuo de um médico tricologista.

O ultrassom microfocado é um tratamento que tem como principal objetivo proporcionar efeito de lifting no rosto de forma não invasiva e não cirúrgica. Essa técnica utiliza o calor para aumentar a firmeza da pele, através do estímulo à produção de colágeno. Isso é possível porque as ondas do ultrassom atingem e aquecem as camadas mais profundas da pele, onde a contração do colágeno começa a ocorrer.