Agende: (16) 3114.2206 (16) 99640-9400

Seu bem-estar começa por onde você mais sente: sua pele. Visitar o dermatologista ao menos uma vez ao ano permite que você mantenha controle regular, resolva problemas pontuais, além de cuidar de manchas e demais sinais do tempo.

Acne | Dr. Ricardo Mota

Acne

A acne é formada por cravos e espinhas que são resultado do processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceos. Essa condição pode ser resultado da produção de hormônios, alimentação desregulada, uso de cosméticos diariamente, excesso de estresse e poluição.

Ombro, rosto, colo e costas são os lugares mais comuns para o aparecimento da acne. Alguns dos procedimentos que podem ajudar a controlar e acabar com esse problema são: medicamentos via oral e tópico, aplicação de ácidos, laser fracionado, peelings e microagulhamento.

Dermatite | Dr. Ricardo Mota

Dermatite

Dermatite é uma doença inflamatória que tem coceira, vermelhidão e bolhas como principais sintomas. Sua origem pode estar relacionado ao contato direto, fatores genéticos e emocionais, clima ou oleosidade da pele. A dermatite pode ser perioral, de contato, seborreica ou atópica.

A escolha do tratamento depende do seu tipo e gravidade. Por exemplo, em casos de dermatite atópica, o ideal é evitar banhos muito quentes e hidratar a pele constantemente. Já para dermatite de contato, o tratamento pode ser feito através de medicamentos via oral ou injetáveis.

Doenças Das Unhas | Dr. Ricardo Mota

Doenças das Unhas

As doenças das unhas mais comuns são escamação, unha encravada, manchas brancas, infecções fúngicas e bacterianas. Para evitar o aparecimento dessas doenças, o indicado é manter as unhas sempre limpas, evitar usar esmalte todos os dias sem intervalo, evitar roer, retirar a cutícula e mexer na unha quando estiver encravada.

Sempre que perceber que suas unhas estão fracas e quebradiças, procure a ajuda de um profissional. Os tratamentos podem incluir uso de medicamentos via oral ou tópicos e procedimento cirúrgico para remover tumores ou corrigir anormalidades estruturais.

Foliculite | Dr. Ricardo Mota

Foliculite

A foliculite é uma infecção que acomete os folículos pilosos. Também conhecida como pelos encravados, essa inflamação tem como sintomas: surgimento de pequenas espinhas com ponta branca em torno de um ou mais folículos pilosos, coceira e dor. A melhor forma de evitar o aparecimento dessas pequenas lesões é optando pela depilação a laser, que retira os pelos pela raiz.

Hiperidrose | Dr. Ricardo Mota

Hiperidrose

A hiperidrose, também conhecida como excesso de suor, é uma doença que aparece, normalmente, nas axilas, palmas das mãos e plantas dos pés. Não existe uma causa única, esse problema pode aparecer devido a algum distúrbio emocional, trauma ou condições hereditárias, por exemplo.

Apesar de não apresentar complicações para a saúde, essa doença gera muito constrangimento e incômodo. E um dos tratamentos mais procurados é a aplicação de toxina botulínica nas áreas afetadas. Essa substância consegue bloquear os estímulos das glândulas sudoríparas.

Infecções De Pele | Dr. Ricardo Mota

Infecções de Pele

As infecções de pele podem ser causadas por bactérias, fungos, vírus ou parasitas e para cada tipo de infecção existe um tratamento específico, que pode incluir antibióticos, cremes tópicos ou medicamentos via oral. As infecções mais comuns são: espinhas, abscesso, celulite, dermatofitose, verrugas, impetigo e sarna. Converse com seu médico para receber o diagnóstico correto e iniciar o tratamento mais indicado para o seu caso.

Melasma | Dr. Ricardo Mota

Melasma

O melasma é uma condição que tem como principal característica o aparecimento de manchas escuras no rosto, colo, braços e pescoço. Ainda sem causa definida, o melasma está relacionado à exposição solar. Alguns dos procedimentos mais indicados para tratar esse problema são: uso de medicamentos tópicos, peeling, luz intensa pulsada e sessões de laser.

Micoses | Dr. Ricardo Mota

Micoses

Pintas E Manchas | Dr. Ricardo Mota

Pintas e Manchas

Psoríase | Dr. Ricardo Mota

Psoríase

Queda De Cabelo | Dr. Ricardo Mota

Queda de Cabelo

Rosácea | Dr. Ricardo Mota

Rosácea

Vitiligo | Dr. Ricardo Mota

Vitiligo

O vitiligo é uma doença caracterizada pela perda da coloração da pele. O principal sintoma dessa doença não contagiosa é o aparecimento de manchas, formadas devido à diminuição ou total falta dos melanócitos, as células responsáveis pela formação da melanina. Com causa ainda desconhecida, essa doença pode estar relacionada a traumas ou alterações emocionais.

Apesar de não ter cura, o vitiligo pode ser controlado através de alguns procedimentos como sessões de laser, transplante de melanócitos, medicamentos tópicos, fototerapia com radiação ultravioleta B banda estreita (UVB-nb) e fototerapia com ultravioleta A (PUVA).