capilares

Tricologia

Você sabe o que é a tricologia?

A tricologia é uma área médica, mais especificamente da Dermatologia, que estuda todas as patologias e problemas dos cabelos, fios e do couro cabeludo. Ou seja, o médico tricologista é aquele que estuda o cabelo! E para solucionar esses problemas, o profissional tricologista estuda toda a estrutura capilar, desde como nascem os cabelos até as anomalias que causam a queda dos mesmos.

Afinal, sabemos que a questão capilar vai muito além da estética e beleza, é uma questão de saúde. Doenças que começam a causar queda de cabelo podem ser fatais se não tratadas! Por essas razões, o diagnóstico é de extrema importância para que o tratamento seja eficaz. Um diagnóstico mal feito só vai causar dor de cabeça!

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico é realizado através de um microscópio digital de forma simples e não invasiva. Esse aparelho permite a análise do couro cabeludo e do fio em imagens com aumentos de 20 a 40 vezes.

Ademais pode ser utilizado com luz polarizada e não polarizada. Dessa maneira, é possível avaliar sinais de inflamação, descamação, característica da microcirculação sanguínea e da estrutura da haste capilar em detalhes.

Sobretudo, o tricometro é um dispositivo utilizado que mede a quantidade de fios e sua espessura, ou seja, a massa capilar. Permite estimar a porcentagem de perda capilar entre diferentes regiões do couro cabeludo, sendo útil na detecção de uma calvície precoce e para avaliação dos resultados do tratamento. Inclusive, é um exame rápido e não invasivo!

Tratamentos

Existem vários tipos de tratamento que a Tricologia utiliza para tratar as diferentes patologias que acontecem.

Alguns dos tratamentos para os diferentes casos:

• Loções Capilares:

As loções capilares trazem em sua formulação a substância Minoxidil, indicada para as pessoas com calvície leve à moderada. Já que o Minoxidil prolonga a fase anágena, ou seja, a fase de crescimento dos fios.

• Shampoos de combate à oleosidade:

Primeiramente, a Dermatite Seborreica (caspa) induz oleosidade, o que gera inflamação e faz com que os cabelos caiam um pouco mais rapidamente. Assim, a utilização de shampoos adequados auxilia a evitar esse tipo de queda.

• Tratamento capilar dermatologista:

O tratamento de intradermoterapia consiste em aplicações de Minoxidil, D-pantenol e fatores de crescimento. O Minoxidil é um medicamento vasodilatador, que auxilia no fluxo de nutrientes para o couro cabeludo e no crescimento de alguns cabelos finos, principalmente na região do vertéx (coroa).

Inclusive por ser injetável, propicia efeito mais rápido na interrupção da queda, sendo indicado como tratamento de resgate em período de queda acentuada. É complementar ao tratamento clínico e pode ser muito útil nos casos em que o tratamento oral é contra-indicado.

• Peeling Capilar:

O Peeling Capilar, acima de tudo, combate a descamação e oleosidade no couro cabeludo. Após a limpeza, o resultado dos tratamentos tópicos é potencializado. Além de reduzir a inflamação decorrente da oleosidade, que auxilia no processo de perda capilar.

• Fototerapia – Ultravioleta B (UVB):

A princípio, como alguns casos de psoríase podem responder pouco ao tratamento tópico, há a necessidade de uso de fototerapia para os casos mais resistentes.

A luz ultravioleta B de banda estreita (UVB Narrow Band – ondas de 311-312 nm) é a primeira escolha no tratamento com luz da psoríase, sendo segura e efetiva.

Acima de tudo, quando se trata de tratamentos capilares é indispensável à procura de um médicotricologista com boa formação. Pois, um diagnóstico bem feito é resultado garantido.

Faça seu agendamento:

× Agendar